Como prevenir?

A conscientização do paciente constitui o melhor método para evitar a doença periodontal (gengivite e periodontite).

O controle mecânico diário da placa bacteriana, por meio de uma técnica correta de higiene bucal, com escova dentes, fio dental e escovas especiais para uma higiene bucal avançada, quando necessárias, são suficientes para manter a gengiva e os dentes em condição de saúde e inclusive reverter os episódios de gengivite. 

Na figura abaixo temos o exemplo de produtos para uma higiene bucal avançada, marcas Tepe®, Bitufo® e PharmaKin®:

Produtos para uma Higiene Bucal Avançada

É importante que ao ensinar a técnica correta de escovação, que esta seja demonstrada através do controle de placa realizada com corantes de placa bacteriana, que revelam como está a escovação do paciente, tornando o seu aprendizado muito mais didático e adequado à sua realidade. 

Além da higiene bucal correta, estudos comprovam que a presença da saburra lingual pode agravar e perpetuar a doença periodontal. Desta forma, é essencial que seja estabelecido o grau de formação de saburra lingual que se forma em 24 horas.

Isso possibilitará promover uma técnica de limpeza da língua utilizando produtos e técnicas específicas adequados a cada caso, possíbilitando o controle satisfatório da saburra lingual, o que será fundamental tanto no tratamento e controle da doença periodontal como também no da halitose. 

Estudos também comprovam que o fumo, bruxismo, deficiências nutricionais, medicamentos e doenças emocionais podem potencializar os efeitos da periodontite, é fundamental prevenir e/ou evitar estes fatores. 

Abaixo, assista a um vídeo que resume o processo pelo qual a doença periodontal ocorre, e quais os seus sintomas, que indicam que a consulta a um especialista deve ser realizada:

Autor: Dr. Maurício Duarte da Conceição

Fonte: Doença Periodontal

Newsletter


Cadastre-se em nosso site para receber novidades em seu e-mail.



Entre em contato


Entre em contato
  • Doença Periodontal - Twitter

    Siga-nos no Twitter.

  • Doença Periodontal - Facebook

    Curta nossa página
    no Facebook.

©Copyright 2014 - Todos os direitos reservados.
Trimbo Marketing