Gengivite: sangramento gengival, gengiva inchada e dolorida

13 de Agosto de 2017

Os principais sinais da gengivite são a gengiva inchada e dolorida e o sangramento gengival ao escovar os dentes e/ou usar o fio dental. A boa notícia é que se a gengivite for tratada, a gengiva voltará a ser saudável, com coloração rosa-pálida, superfície corrugada (aspecto de casca de laranja) e consistência firme. O tratamento normalmente é aprender e praticar diariamente uma escovação dos dentes correta, associada ao uso do fio dental, com técnicas e produtos adequados, procedimentos que devem ser realizados por um cirurgião dentista ou técnica (o) em saúde bucal (TSB). Caso exista a presença de tártaro supra gengival nos dentes, esse deve ser removido e os dentes alisados.

Gengivite X Gengiva Saudável

Em casos mais severos pode ocorrer o sangramento até mesmo espontaneamente. O dente pode ficar mole e com a presença de tártaro sub gengival, podendo haver a presença de pus na gengiva, que fica mais escura, inchada e doendo. Nesse caso há o rompimento das fibras que unem a gengiva, o osso de suporte e o dente, formando a bolsa periodontal. Essa bolsa é um espaço entre o dente e a gengiva, com uma profundidade maior do que 3 mm e indica a perda das estruturas ao redor do dente, como as fibras do ligamento e o osso de suporte.

Se a periodontite for adequadamente tratada, especialmente por um especialista em doenças da gengiva (periodontista) o processo é interrompido, mas é preciso atenção constante, com visitas periódicas ao dentista, pois uma vez instalada, a periodontite poderá retornar. Para evitar a recidiva da periodontite é necessário aprender uma Higiene Bucal Avançada, que utiliza uma técnica de escovação com uso de escovas especiais, associada ao fio ou fita dental.

Caso a periodontite não seja devidamente tratada, ela evoluirá para a periodontite avançada que, dependendo da quantidade de osso perdido, poderá ser indicada a extração do dente. A periodontite oferece inúmeros riscos à saúde das pessoas, desde problemas cardíacos até o risco de parto prematuro.

As gengivite e a periodontite são importantes causas do mau hálito e a limpeza da língua para a remoção da saburra lingual, uma importante etapa no controle do problema, pois as bactérias que causam as doenças da gengiva e saburra são praticamente as mesmas.

Compartilhe